4+ Consequências Graves de Comer Rápido

A alimentação é cada vez mais um assunto polêmico e que levanta muitas perguntas, principalmente pelo alastramento de diversos regimes milagrosos, além do vegetarianismo ou veganismo, conhecimento dos diferentes costumes alimentares ao redor do mundo e a descoberta dos perigos do consumo exagerado de carne, sal, açúcar e produtos enlatados e industrializados.

Isso não tem conseguido, porém, impedir que muitas pessoas continuem comendo errado.

Uma dos piores e mais comuns costumes alimentares, principalmente nas lotadas e apressadas grandes cidades é o de comer muito rápido. Costume que tende a se agravar com a mudança das leis do trabalho, como a redução do horário de almoço de uma hora para meia hora.

Por isso e por outros fatores explicaremos os grandes malefícios de não se concentrar, saborear e mastigar corretamente os alimentos. Para que você deixe esse péssimo costume de lado definitivamente.

Consequências de Comer Rápido

Má digestão

Quando nós comemos rápido demais aumentam as chances de ocorrer má digestão, porque como não mastigamos direito.

A digestão fica prejudicada. O estômago precisa produzir maiores quantidades de ácido para quebrar as moléculas de comida, aumentando a acidez e trazendo o refluxo, azia, sensação de barriga estufada e queimação.

Aumento de peso

O estômago e o cérebro fazem um trabalho em conjunto para controlar a nossa vontade de comer. Esse trabalho pode facilmente ser desequilibrado.

Quando comemos rápido, os avisos de saciedade não são devidamente enviados para o cérebro, já que esses avisos levam até 20 minutos para chegar.

A consequência disso é continuar com fome e comer mais ou guardar mais energia de reserva, o que ocorre quando ficamos muito tempo com fome. No fim de tudo a pessoa come mais ou fica o tempo todo com fome, o que faz com que se engorde.

Aumento de doenças cardíacas

O aumento de peso decorrente de se comer muito rápido traz consigo um grande aumento no risco de se desenvolver doenças cardíacas.

O risco é grande caso o acúmulo de gordura seja concentrado na área do abdómen.

A causa disso é o aumento da probabilidade da formação de placas de gordura, que se acumulam nos vasos sanguíneos e prejudicam a circulação, podendo causar infartos, AVCs, tromboses entre outros problemas graves.

Aumento da incidência de diabetes

Comer muito rápido faz com que a insulina, hormônio responsável pela regulação da entrada do açúcar no interior das células, aumente os seus níveis, aumentando a quantidade de açúcar no sangue, o que com o tempo e somado ao aumento da barriga e do peso pode resultar em diabetes.

O diabetes pode provocar graves consequências, como a cegueira, amputações e até mesmo a morte.