4 Benefícios Importantes da Romã

Existem diversas plantas medicinais que são populares no Brasil. Plantas essas que são usadas em infusões e chás para aliviar ou resolver problemas de saúde dos mais variados. Problemas que vão de dor nos ossos até problemas para dormir, e nós brasileiros herdamos dos índios esse costume de usar as plantas como medicamento.

Porém, talvez nenhuma dessas plantas seja tão conhecida, tenha uso tão fácil, ou tenha um efeito tão forte e efetivo quanto à romã. Apesar de ter um sabor amargo, tem efeito imediato em uma série de problemas de saúde.

Aqui você terá um quadro completo dos principais efeitos e benefícios que a romã pode te proporcionar, combatendo e prevenindo uma grande quantidade de problemas e melhorando a sua qualidade de vida. Além de reduzir as suas visitas ao médico e o seu consumo de fármacos.

Benefícios da Romã para a Saúde

Melhora a função renal

A romã tem forte atuação nefrológica. Isso se deve principalmente ao fato de essa fruta ter grande concentração de potássio. Um importante mineral que fortalece enormemente a função renal. Atua no controle da retenção de líquidos, bem como em outras funções renais, como a filtragem do sangue.

Portanto, a romã é altamente recomendada para pacientes que fazem hemodiálise, ou que tem a função renal em níveis preocupantes. Pode até mesmo impedir que esses pacientes que ainda não fazem diálise, cheguem nesse ponto extremo, onde a única cura passa a ser um transplante de rim.

Combate diversos tipos de câncer

Estudos no Brasil e no exterior indicam que a romã pode combater o desenvolvimento do câncer em várias etapas da sua evolução. Na parte inflamatória, na angiogênese, que é o nascimento do tumor, apoptose, que é a morte natural das células, e na proliferação das células cancerosas.

O extrato da romã extraído da casca da fruta, mais especificamente, diminui a reprodução das células cancerígenas. Permite a eliminação dessas células doentes. Beba 200 ml de suco de romã diário combatem o aparecimento do câncer de próstata em homens.

Nas mulheres o extrato de romã combate o desenvolvimento do câncer de mama.

A Romã Reduz a Pressão Arterial

Quem tem pressão alta pode ter na romã um incrível remédio para esse grave problema. A hipertensão é uma das grandes causas de derrame cerebral e infarto do miocárdio.

No entanto, se você consumir 150 ml de suco de romã diariamente as chances de esses problemas te afetarem são mitigadas, pois a romã afina o sangue, uma propriedade que reduz sensivelmente a pressão arterial.

Poderosa ação anti inflamatória

A romã é rica em antioxidantes chamados punicalagins, que são encontrados principalmente na casca da fruta. Os punicalagins são poderosos anti inflamatórios, combatendo as fatais inflamações crônicas, como as doenças do coração, diabetes, Alzheimer entre outras.

Cientistas atestaram uma redução intensa de inflamações em pacientes com diabetes após a ingestão de 250 ml de suco de romã tomado de forma diária por um período mínimo de 12 semanas.