4+ Benefícios do Inhame para a Saúde

O inhame tem diversos nomes. É conhecida como cará-de-pele-branca ou inhame-cará, cará, caranambu, caratinga, cará-de-folha-colorida, cará-liso entre outros.

O inhame é um tubérculo que pode ser encontrado na Ásia, Oceania, América latina e África.

O inhame tem várias já conhecidas utilidades culinárias. O que você talvez não saiba é que o inhame faz muito bem para a saúde, sendo usado no tratamento de um grande número de doenças.

Nesse artigo veremos quais são os principais benefícios do inhame para a nossa saúde.

Benefícios do Inhame

O inhame contribui para a saúde feminina

O inhame, assim como outros tubérculos, contém grande quantidade de diosgerina, que no organismo se torna desidroepiandrosterona (ou DHEA), um hormônio poderoso, pois este ajuda a sintetizar outros muito importantes para a saúde da mulher, como o cortisol, aldosterona, progesterona e o estrogênio.

Desse modo, o inhame previne contra o sofrimento causado pela menopausa, reduz a TPM, combate a endometriose, pode prevenir a doença fibrocística da mama e a fibrose uterina.

O inhame também melhora a fertilidade feminina.

O inhame melhora a saúde do coração

As fibras presentes no inhame podem ajudar a diminuir o excesso de colesterol no sangue, melhorando assim a saúde do coração.

A homocisteína, um aminoácido combatido pelo inhame, possui atuação inflamatória, aumentando o a síntese de colesterol ruim. Porém, o inhame, graças a vitamina B6 (piridoxina) e B9 (ácido fólico) contidos nele, controla a produção desse perigoso aminoácido.

Além de tudo isso, o inhame é rico ainda em potássio, um mineral que contrapõe os efeitos negativos do sódio no organismo.

A Importância de Comer Inhame

O inhame combate o câncer

O inhame tem antioxidantes como o betacaroteno e a vitamina C. Estes ajudam fortemente no combate a diversos tipos de câncer.

A atuação desses nutrientes é baseada no combate aos radicais livres, compostos capazes de causar terríveis mutações em nosso DNA e com isso levar a formação de tumores em nossos tecidos.

A diosgenina também tem se mostrado útil no combate ao câncer. Ela combate a proliferação de células cancerosas da mama, por estimular a produção de p53, uma proteína pró-apoptótica.

Ajuda a matar as células indesejáveis de forma natural. Esse tubérculo tem ainda fitoesterol, que combate a leucemia e o câncer de cólon

O inhame combate a anemia

O inhame é uma fonte importante de ferro. A importância que se dá normalmente ao ferro quando se fala em anemia é devido a propriedade do ferro de ser fundamental no transporte de oxigênio pela corrente sanguínea.

O inhame contém ainda o cobre. O cobreue ajuda no acesso ao ferro já armazenado.

Ferro este que será usado em outra função importante, que é a da síntese de hemácias, que são as unidades morfológicas do sangue e que são responsáveis não apenas por sua oxigenação, como também por sua coloração avermelhada.