4 Alimentos Bons para os Olhos

Devido a poluição e a exposição dos olhos a luz artificial e a luz dos aparelhos electrónicos como smartphones e computadores, os problemas de vista tem aumentado na população. Principalmente entre os jovens, que estão mais expostos a isso.

Sendo que a maioria das pessoas não sabe que é possível prevenir, ou ao menos suavizar esses problemas com certas atitudes, como não se expor tanto a essas luzes, não ter tantos vícios e se alimentar corretamente

Na parte da alimentação, existem alimentos bons e ruins para quase tudo, inclusive para os olhos. Esses alimentos garantem uma maior resistência dos olhos ao ambiente externo, permitindo ainda que eles mantenham a saúde dos olhos por mais tempo.

Fazendo com que tenhamos uma boa visão por muito mais tempo e que demoremos mais para precisar de óculos, adiando o surgimento da vista cansada, uma condição inerente de todos que chegam à terceira idade, mas que pode ser adiada com bons hábitos.

Aqui traremos os principais alimentos com propriedades benéficas para a saúde dos seus olhos, para que você possa ter uma boa visão por muito mais tempo.

Alimentos Bons para os Olhos

Ovos

As gemas dos ovos são ricas em zeaxantina e luteína, nutrientes com potente ação antioxidante, capazes de combater e prevenir a degeneração macular, grave doença que leva as pessoas muitas vezes a cegueira, por destruir pequenos vasos sanguíneos presentes no interior do olho.

Porém, não abuse dos ovos, pois apesar de eles fazerem bem para a visão e atuarem em outras partes do nosso corpo de maneira positiva, eles também são ricos em gordura e colesterol e devem ser consumidos com moderação.

Peixes

Os peixes, em especial os de água salgada, como a cavala, o salmão, o atum, a truta e a sardinha, são riquíssimos em ômega-3, que é uma gordura que é fundamental para a saúde dos olhos.

Prevenindo a vermelhidão, a irritação e outros sintomas causados pelo olho seco. Por fim, o ômega-3 aumenta a oxigenação do sangue, permitindo uma melhor irrigação dos olhos.

Cenoura

Os alimentos de cor laranja, como a abóbora ou o mamão, são ricos em betacaroteno e vitamina A, componentes antioxidantes que protegem a nossa retina de diversos problemas, atuando ainda na saúde da pele e outros tecidos.

A vitamina A, mais especificamente, é responsável por impedir o surgimento da cegueira noturna, que reduz a nossa visão em momentos de pouca luz, mais especificamente à noite.

Couve

A couve é um ótimo exemplo de vegetal verde, assim como o espinafre, o brócolis entre outros.

Esses vegetais são ricos em zeaxantina e luteína, que melhoram a percepção de brilho, melhorando a visão a distância.

A couve é rica ainda em ácido fólico, mineral que contribui na produção de sangue, aumentando o oxigênio do sangue e prevenindo anemias, além de permitir uma melhor irrigação dos olhos.